Mas afinal de contas, o que é o Bóson de Higgs?

0

hhiggs2

Recentemente o Bóson de Higgs, ganhou o nobel de Física, e está aparecendo em vários noticiários, mas afinal de contas, o que é realmente ele?

Resumindo bem resumido: o bóson de Higgs é a partícula que confere massa a todas as outras partículas (elétrons, prótons, etc). Ou seja, ele é absolutamente fundamental na estrutura e funcionamento do universo como o conhecemos. Por isso ele é também chamado de “Partícula de Deus”.

Para quem entende um pouco de inglês, o Jornal The New York Times fez um infográfico, que explica ainda mais facilmente. Clique na imagem, para estar indo para ele.

hhiggs1

As mentes por trás do bóson de Higgs (e vencedores do Nobel) são François Englert e Peter Higgs, que trabalharam nessa teoria nos anos 60, porém somente agora ela pode ser comprovada, graças ao maior e mais caro experimento científico de todos os tempos: o Grande Colisor de Hádrons (ou Large Hadron Collider – LHC em Inglês).

Francois Englert and Peter Higgs

 

E você, o que acha da partícula inicial? Ela é realmente real, ou somente uma teoria infundada?

Via Zunkabitz


Compartilhe.

Sobre o Autor

Douglas Amaral

Um cara que gosta de Tecnologia, cultura Oriental e é muito curioso. Gosta bastante de Dragões, e Batata frita. E por isso não vai viver por muito tempo!